Ao tentar transmitir uma nota, você pode se deparar com o seguinte

erro:Rejeição 302: Uso Denegado

ou

Rejeição: Irregularidade fiscal do emitente
Rejeição: Irregularidade fiscal do destinatário

Esse erro significa que a sua nota não tem valor nenhum para a sefaz.

Causa

Em geral pode acontecer por uma série de motivos, mas os mais comuns são:

  1. Inscrição Estadual suspensa;
  2. Inscrição Estadual cancelada;
  3. Inscrição Estadual baixada;
  4. Inscrição Estadual em processo de baixa;

É importante prestar atenção, pois em geral o erro retorna apenas como denegada, abrindo o PDF da nota podemos saber se a irregularidade é do emitente ou do destinatário da nota.

Como solucionar?

A única forma de resolver o problema é regularizando a situação da empresa. É importante prestar atenção, pois em geral o erro retorna apenas como denegada, abrindo o PDF da nota podemos saber se a irregularidade é do emitente ou do destinatário da nota. Se a irregularidade for do emitente, logo o problema está na sua empresa, e precisará conversar com a sua contabilidade para entender o porque sua empresa está com esse problema e como solucionar. Até que tudo seja resolvido, não será possível fazer nota para nenhuma empresa pois todas serão denegadas. Caso a irregularidade seja do destinatário, você deverá avisar o seu cliente do problema e aguardar que ele resolva para poder emitir nota para ele novamente, caso contrário, qualquer nota que ele seja o destinatário ou o emitente acusará este erro.

Espero que este wiki tenha te ajudado a entender e solucionar o seu problema, deixe sua opinião aqui em baixo, gostaríamos muito de saber o que você achou!