Rejeição: XML mal formado

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 3 meses

Algumas poucas vezes é possível se deparar com a seguinte rejeição depois de transmitir algum documento para sefaz:

Rejeição: XML mal formado

Esta rejeição indica que o arquivo xml enviado a sefaz está com algum problema nas informações contidas nele. Erros de digitação ou preenchimento incorreto costumam ter rejeições mais específicas, uma para cada tipo. Sendo assim, a informação de que foi mal formado pode ser outro tipo de problema.

Este tipo de rejeição, quando acontecer, pode estar relacionado a assinatura digital do documento, entre outros motivos. Caso esteja utilizando certificado digital do tipo A3 (cartão ou token) com nosso assinador Macrosigner existe uma boa chance desta rejeição ser causada por problemas de assinatura digital. Não é uma regra, mas no caso de uso de A3 podemos verificar se a assinatura digital ficou correta.

Acessando documentos assinados

Acessando documentos assinados

Para verificar se a assinatura ficou certa vá no menu lateral do emissor e acesse a opção DOCUMENTOS ASSINADOS. Uma lista com seus documentos assinados será visualizado (esta opção no menu lateral só está disponível para quem utiliza A3). Esta lista contem todo tipo de documento que precisou ser assinado, como NFe (ou CTe, NFCe, MDFe) alem de cancelamentos, cartas de correção e encerramento de MDFe. Nesta lista, alem do número do documento, você tem um link para acessar o xml assinado (Arquivo) e ao lado direito um status se foi ou não assinado corretamente.

lista de documentos assinados (corretamente)

lista de documentos assinados (corretamente)

Encontre na lista seu documento que está com a rejeição e veja seu status. Caso apareça um simbolo com problema, você pode excluir este registro (apenas nesta tela) e tentar validar e transmitir novamente o documento. Caso o status esteja com um simbolo de confirmação, ainda faça um teste clicando no link e veja se o xml abre corretamente em uma nova aba. Caso não apareça o xml, pode excluir este registro e repetir a operação de validação/transmissão do documento.

No exemplo da imagem acima, é visualizado dois tipos de documentos referente a mesma nota fiscal, 7641, um é a assinatura da transmissão normal da nota (NFE) e o outro é a assinatura do cancelamento desta nota (NFECANC). Neste exemplo o status é de assinatura OK e ao clicar no arquivo abre normalmente o xml. Qualquer coisa diferente disso seria necessário excluir estes registros e tentar novamente.

Normalmente, excluindo o registro de assinatura com problema e gerando outro com a assinatura OK (status confirmado e xml abrindo) costuma resolver o problema desta rejeição. Se mesmo assim, com a assinatura do documento OK ainda estiver aparecendo rejeição por xml mal formado aí será preciso verificar melhor o que está acontecendo. Neste caso, entre em contato com o suporte técnico.