Para os clientes do sistema para gestão empresarial oGestor que utilizam o certificado digital A1 (arquivo salvo no sistema) existe a possibilidade de verificar se existem notas emitidas pelos seus fornecedores para você.

O sistema oGestor consulta na receita federal se existem notas fiscais emitidas para seu CNPJ. Caso a receita informe que há notas disponíveis elas serão mostradas na lista, conforme imagem abaixo. Para acessar esta lista vá no menu FISCAL-->MANIFESTAÇÃO DESTINATÁRIO.

Informações como CNPJ e Inscrição Estadual, bem como a razão social do fornecedor, ficam disponíveis. A chave da nota consultada também aparece, além do valor total.

Lista de notas de entrada consultadas

Lista de notas de entrada consultadas

Apenas reforçando, esta lista de notas depende da disponibilidade de informações do sistema da receita federal, no momento de cada consulta. Existe a possibilidade do seu fornecedor acabar de emitir uma nota para você mas ainda não aparecer nesta lista.

A coluna EVENTO mostra por padrão todas as notas como SEM MANIFESTAÇÃO. Você pode mudar esta informação, selecionando cada nota (do lado esquerdo) e clicando em um dos botões de cor azul:

  • CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO - isso informa para a receita federal que você tem ciência e confirma a operação de emissão desta nota do fornecedor e também libera o sistema para que seja feito o download do xml.
  • CIÊNCIA DA OPERAÇÃO - isso informa para a receita federal apenas que você tem ciência da existência desta nota do seu fornecedor. Isso não significa que você confirma ou não a operação.
  • DESCONHECIMENTO DA OPERAÇÃO - isso informa para receita federal que você não confirma esta operação e não "sabe do que se trata" esta nota fiscal. Isso pode ser útil no caso de notas emitidas indevidamente para seu cnpj.
  • OPERAÇÃO NÃO REALIZADA - isso informa para receita federal que você tem ciência da nota mas por algum motivo não foi realizada a operação, como exemplo, um problema no transporte da mercadoria.

Dúvidas sobre qual opção utilizar, consulte sua contabilidade.

Nos casos mais comuns, onde está tudo certo com a nota fiscal, normalmente você utiliza a opção de CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO. Como já informado acima, esta opção habilita o sistema a baixar o xml da nota lá do sistema da receita federal. Este procedimento pode levar um certo tempo, dependendo desta disponibilidade do xml na receita federal. Assim que o download é feio automaticamente a nota irá aparecer no menu FISCAL-->NOTAS DE ENTRADA. Lá você consegue acesso ao xml e PDF da nota importada.

Lista de notas de entrada importadas no sistema

Lista de notas de entrada importadas no sistema

Uma vez que a nota aparece nesta lista (Notas de Entrada) você pode seleciona-la para gerar um pedido de compras com estas informações. Depois de selecionada, clique no botão azul abaixo GERAR COMPRA PA. Isso cria um pedido de compras que poderá ser visualizado em COMPRAS-->PEDIDOS-->TODOS OS PEDIDOS. Este pedido é gerado com o status ATIVO e pode ser editado normalmente.

Botão para gerar pedido de compras

Botão para gerar pedido de compras

Lembrando que, se caso uma nota específica não apareça na tela de Manifestação Destinatário ou ainda não foi baixado em Notas de Entrada isso se deve a disponibilidade desta nota ou informações no sistema da receita federal, onde não podemos alterar em nada sobre isso. Este tempo de disponibilidade da nota pode variar em alguns minutos, horas ou dias.

Outras dúvidas sobre a Manifestação Destinatário, entre em contato com nosso suporte técnico.

ERP