Seu módulo contratado para distribuidoras permite a montagem de cargas e também a emissão de MDF-e para entregas. Veja como proceder:
Etapa 1 - Levantando as informações
- Para MDF-e, obrigatório certificado A1 - No sistema para gestão, a emissão de MDF-e só é possível para cadastros que utilizam o certificado digital modelo A1 (arquivo salvo no computador). Para certificado modelo A3 (cartão ou token) não é possível a emissão de MDF-e no sistema de gestão, apenas no sistema Emissor MDFe.
- Ter todos os pedidos de vendas que vão para entrega já finalizados e com suas notas fiscais. A montagem de carga depende dos dados dos pedidos de vendas. Para MDF-e é obrigatório que os pedidos de vendas já possuam suas respectivas notas fiscais emitidas. Veja aqui como criar um pedido de vendas e emitir uma NF-e pelo sistema.
- Ter os veículos para entregas cadastrados. Veja aqui como fazer o cadastro dos veículos utilizados.
- Ter os motoristas para entregas cadastrados. Veja aqui como fazer o cadastro dos motoristas.
O peso da mercadoria será calculado do que estiver na sua nota fiscal. Esta informação vem do cadastro dos produtos da nota. Sendo assim, lembre-se de configurar corretamente o peso de cada produto cadastrado antes de fazer sua venda/nota fiscal. Dentro do cadastro do produto, vá até o box MEDIDAS PARA ENTREGA. Lá, informe o peso no ultimo campo a direita da tela. Neste campo, os dígitos antes da virgula são em "gramas". Exemplo para 5kg precisa digitar "5000,0000" ou para 1,5kg precisa digitar "1500,0000".
Etapa 2 - montando a carga com os dados acima
Acesse o menu "ENTREGAS-->CADASTRO DE CARGAS".
Vai aparecer a lista de cargas já cadastradas. No nosso exemplo ainda está vazia. Clique no botão azul "Novo" para cadastrar uma nova carga.
Na tela que aparece, ajuste os campos de data de saída e retorno da entrega e clique no botão azul "Inserir".
Irá aparecer uma tela maior para incluir os pedidos de vendas na montagem da carga. Clique no botão azul "Consultar Pedidos" para selecionar todos os pedidos de vendas que serão vinculados a esta carga para entrega.
Lista de pedidos de vendas disponíveis para montar a carga.
Selecionar os pedidos e clicar no botão azul "Incluir na carga".
Seguindo com a carga, abaixo aparecem o box "Despesas com a carga" e box "Sequencia de entrega". A configuração deles é opcional.
Após isso, clique no botão verde abaixo "Salvar" para registrar a carga. A carga irá ficar salva com o status como "aberto". Se for efetuar a entrega sem emissão de MDF-e, após concluir a entrega de fato, entre na carga salva novamente, mude o campo "status" para "concluído" e salve novamente a carga no botão verde abaixo "Salvar". Isso finaliza a entrega da sua carga no sistema.
Etapa 3 - Gerando e transmitindo o MDFe
Caso seja necessário fazer a entrega com emissão de MDF-e é necessário configurar mais uns campos.
Configure o box "MDF-e" com os dados de cadastro do motorista e veículo. Configure o estado (UF) de carregamento e descarregamento (no exemplo da imagem, ambos em SP).
Se caso for entregar a carga (MDF-e) para algum estado diferente do carregamento e descarregamento, para isso será necessário informar a rota de entrega com os estados por onde irá passar a carga. Um exemplo seria a entrega carregada em MG e vai seguir viagem para entrega em SC. Neste exemplo, a rota configurada poderia ser passando por SP e PR. São os estados de SP e PR, neste exemplo, que serão informados no box "Rotas".
Clique no botão azul "Novo" para inserir o estado.
Exemplo de rota utilizado entre MG e SC.
Clique no botão verde "Salvar" para gravar os dados do MDF-e.
Para emitir o MDF-e clique no botão azul abaixo "Gerar e Transmitir MDF-e" e aguarde a confirmação na tela.
Após isso ficará disponibilizado o PDF do MDF-e no box "MDF-e".
IMPORTANTE - Após gerar e transmitir o MDF-e é preciso encerrar ele no sistema assim que a entrega for encerrada e o veículo retornar. Para isso, dentro do cadastro da carga, clique no botão azul "Encerrar MDF-e", finalizando o processo.
QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?