Seu sistema emissor NFe oGestor conta com uma aba específica para preenchimento de informações adicionais referente a nota fiscal. Nesta aba existe basicamente dois campos principais, para informações de interesse do Fisco (exemplo: "empresa optante pelo simples nacional, ...") e outro campo para informações de interesse do contribuinte (exemplo: "referente ao pedido de compras número ...., dados para depósito bancário, ...")

Aba Inf.Adicionais

Aba Inf.Adicionais

O preenchimento destes campos pode ser observado na impressão do Danfe, na parte inferior da nota, próximo ao rodapé.

É preciso se atentar a forma correta de preenchimento destes campos, para evitar problemas de erro ou rejeição pelo texto estar em desacordo com o padrão da sefaz.

Para estes campos, evite utilizar acentuação nas palavras, como "~", "´", "`", "^", etc. Não preencha os campos com caracteres inválidos, como: ', ", !, @, #, $, %, ¨, &, *, [, ], {, }, ?, <, >, °, º, ª, §, ¹, ², ³, £, ¢, ¬. Não deixe espaço em branco no começo ou final do texto, bem como dois ou mais espaços em branco entre cada palavra. Digite todo o texto como se fosse em uma mesma linha, o sistema irá fazer a quebra de linha automaticamente para adequar à impressão do Danfe.

Cuidado ao "copiar e colar" o texto de outras fontes para estes campos. Apesar de, aparentemente, não ver nada errado, pode contem caracteres ocultos que deixam o texto inválido para a sefaz. A sugestão neste caso é digitar manualmente o texto direto nos campos. Se for copiar um texto maior de outra fonte, "cole" primeiro em um bloco de notas no computador para ver se ficou alguma coisa errada (lembre-se de deixar tudo em uma mesma linha).

Último alerta: estes campos, caso não queira preencher nada, não podem ser transmitidos "vazios". Deixe, pelo menos, um ponto (".") em cada campo.

Caso os textos destes campos sejam sempre os mesmos utilizados em todas as notas, você pode deixá-los gravados no seu emissor, economizando tempo de preenchimento em cada emissão. Para isso, vá no menu lateral DADOS CADASTRAIS e depois CADASTRO DO EMITENTE. Na tela que aparece, vá para parte inferior e encontre os campos INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR e INFORMAÇÃO DE INTERESSE DO FISCO. Preencha-os conforme as regras informadas acima. Depois, volte na parte superior da tela e clique em SALVAR. Com isso, toda nota que for emitir terá estes campos já preenchidos, mas eles também podem ser editados diretamente na nota fiscal antes de transmitir.

Textos padrão dentro do cadastro do emitente

Textos padrão dentro do cadastro do emitente

Outras dúvidas sobre estes campos, entre em contato com o suporte técnico.

NFE