Para fazer uma nota de devolução no emissor NF-e OGestor, siga estes passos:
- No menu lateral esquerdo, clique no botão “NF-E” e em seguida no botão “Notas de Saída”. Clique no botão “Emitir nota”;
- Na aba inicial “NFe” configure a finalidade como “NF-e de devolução de mercadoria”. No campos “Natureza de operação” configure conforme orientação da contabilidade. No campo em branco abaixo e a direita coloque a numeração da chave de acesso da nota de origem a ser devolvida. Se for devolução da sua própria venda, configure como nota de entrada, se for devolução de alguma compra configure como nota de saída.
- Na aba “Destinatário” configure com as informações do emitente da nota a ser devolvida. Se já houver dados cadastrados no sistema use o botão “Buscar” para preencher os campos. Se não houver dados insira no campo CNPJ e clique no botão “Buscar CNPJ” para preencher os demais campos automaticamente. Após preenchido os dados clique no botão verde “Salvar”.
- Na aba “Produtos” configure todos os produtos que serão devolvidos da nota de origem. Clique no botão verde “Adicionar” para começar a incluir os produtos da devolução.
- Se os dados do produto já estiverem no sistema clique no botão “Buscar” para localizar e preencher os campos automaticamente.
- OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o CFOP utilizado no produto deverá ser adequado para devolução de mercadorias. E existe CFOPs para devolução de venda (sua venda) ou devolução de compras (para um fornecedor). Normalmente este CFOP não será o mesmo das suas notas de vendas nem da nota do fornecedor. Dúvidas, fale com sua contabilidade para saber qual CFOP de devolução utilizar.
- Após preencher os dados clique no botão verde “Salvar” para finalizar este produto e inserir o próximo, se for o caso. Caso não tenha algum produto cadastrado é possível ser feito este cadastro na própria tela. Após inserir os dados manualmente, clique no botão verde “Salvar”.
Dúvidas sobre NCM, CFOP, código EAN, ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS, COFINS e demais tributos, fale com seu contador.
- Na aba “Totais” confira se todos os valores correspondem aos produtos a serem devolvidos. Essa aba é alimentada automaticamente, apenas para conferência.
- Na aba “Transporte” configure as informações referentes ao transporte e transportadora. Muitos clientes usam a opção “Sem frete” para notas de devolução, mas isso não é uma regra. Em todo caso, consulte de contador para a opção adequada.
- Na aba “Cobrança” é obrigatório inserir alguma informação de pagamento para esta nota, obrigatoriedade da Sefaz com o sistema de notas 4.0. Na opção “Indicador da forma de pagamento” coloque “Venda à prazo”. Em “Meio de pagamento” coloque a opção “Sem pagamento” e no campo “Valor” deixe como “0.00” (configuração exclusiva para nota de devolução). Clique no botão verde “Adicionar pagamento” para inserir na nota. Outras opções consulte seu contador.
- Na aba “Inf. Adicionais” configure os textos referente a informações para Sefaz (Informações adicionais de interesse ao fisco) e informações ao destinatário (Informações complementares de interesse ao contribuinte). Dúvidas sobre estes textos, fale com seu contador.
- Após configurar corretamente todas estas informações clique no botão “Salvar”, aguarde o aviso de “OK”, após isso clique no botão “Validar”. Se caso clicar no botão “Validar” e aparecer alguma tela de erro verifique os dados digitados. Se após clicar no botão “Validar” não aparecer nenhum erro a nota pode ser transmitida. É possível visualizar uma nota de teste antes da transmissão, clicando em Pré-Visualizar.
- Por fim, clique no botão “Transmitir”. Ou no menu lateral em “Transmitir para Sefaz”.
QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?