Para fazer uma nota de devolução no emissor NF-e OGestor, siga estes passos:

  • No menu lateral esquerdo, clique no botão “NF-E” e em seguida no botão “Notas de Saída”. Clique no botão “Emitir nota”;
  • Na aba inicial “NFe” configure a finalidade como “NF-e de devolução de mercadoria”. No campos “Natureza de operação” configure conforme orientação da contabilidade. No campo em branco abaixo e a direita coloque a numeração da chave de acesso da nota de origem a ser devolvida. Se for devolução da sua própria venda, configure como nota de entrada, se for devolução de alguma compra configure como nota de saída.
Configuração da aba

Configuração da aba "NFe"

  • Na aba “Destinatário” configure com as informações do emitente da nota a ser devolvida. Se já houver dados cadastrados no sistema use o botão “Buscar” para preencher os campos. Se não houver dados insira no campo CNPJ e clique no botão “Buscar CNPJ” para preencher os demais campos automaticamente. Após preenchido os dados clique no botão verde “Salvar”.
Configuração da aba

Configuração da aba "Destinatário"

  • Na aba “Produtos” configure todos os produtos que serão devolvidos da nota de origem. Clique no botão verde “Adicionar” para começar a incluir os produtos da devolução.
Adicionar produto

Adicionar produto

  • Se os dados do produto já estiverem no sistema clique no botão “Buscar” para localizar e preencher os campos automaticamente.
Buscar produtos já salvos

Buscar produtos já salvos

  • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o CFOP utilizado no produto deverá ser adequado para devolução de mercadorias. E existe CFOPs para devolução de venda (sua venda) ou devolução de compras (para um fornecedor). Normalmente este CFOP não será o mesmo das suas notas de vendas nem da nota do fornecedor. Dúvidas, fale com sua contabilidade para saber qual CFOP de devolução utilizar.
  • Após preencher os dados clique no botão verde “Salvar” para finalizar este produto e inserir o próximo, se for o caso. Caso não tenha algum produto cadastrado é possível ser feito este cadastro na própria tela. Após inserir os dados manualmente, clique no botão verde “Salvar”.

Dúvidas sobre NCM, CFOP, código EAN, ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS, COFINS e demais tributos, fale com seu contador. 

  • Na aba “Totais” confira se todos os valores correspondem aos produtos a serem devolvidos. Essa aba é alimentada automaticamente, apenas para conferência.
  • Na aba “Transporte” configure as informações referentes ao transporte e transportadora. Muitos clientes usam a opção “Sem frete” para notas de devolução, mas isso não é uma regra. Em todo caso, consulte de contador para a opção adequada.
  • Na aba “Cobrança” é obrigatório inserir alguma informação de pagamento para esta nota, obrigatoriedade da Sefaz com o sistema de notas 4.0. Na opção “Indicador da forma de pagamento” coloque “Venda à prazo”. Em “Meio de pagamento” coloque a opção “Sem pagamento” e no campo “Valor” deixe como “0.00” (configuração exclusiva para nota de devolução). Clique no botão verde “Adicionar pagamento” para inserir na nota. Outras opções consulte seu contador.
Configurando a aba

Configurando a aba "Cobrança"

  • Na aba “Inf. Adicionais” configure os textos referente a informações para Sefaz (Informações adicionais de interesse ao fisco) e informações ao destinatário (Informações complementares de interesse ao contribuinte). Dúvidas sobre estes textos, fale com seu contador.
  • Após configurar corretamente todas estas informações clique no botão “Salvar”, aguarde o aviso de “OK”, após isso clique no botão “Validar”. Se caso clicar no botão “Validar” e aparecer alguma tela de erro verifique os dados digitados. Se após clicar no botão “Validar” não aparecer nenhum erro a nota pode ser transmitida. É possível visualizar uma nota de teste antes da transmissão, clicando em Pré-Visualizar.
Botões para salvar, validar e transmitir a NFe

Botões para salvar, validar e transmitir a NFe

  • Por fim, clique no botão “Transmitir”. Ou no menu lateral em “Transmitir para Sefaz”.

QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?

NFE