Para que seja possível emitir, editar, cancelar, fazer carta de correção ou mesmo duplicar uma nota é preciso que o número de série de emissão esteja configurado corretamente. Outra configuração extremamente importante é o CRT do emitente (Código de Regime Tributário).


Configuração da série

Sempre consulte seu contador para confirmar o número de série de emissão das notas fiscais.

Para configurar o número de série de emissão atual pelo sistema, acesse o menu lateral, vá na opção "Dados Cadastrais", depois em "Cadastro do Emitente", ou clique aqui.

Acesso aos dados cadastrais

Acesso aos dados cadastrais

Na tela que aparece, procure o campo "Série Emissão" e informe o número correto. Para finalizar a configuração, volte na parte superior da tela e clique no botão "Salvar".

Aba "Empresa" dos dados do emitente

Aba "Empresa" dos dados do emitente

Configurando número de série

Configurando número de série

Este número de série é importante para agrupar corretamente as suas notas fiscais na sefaz. Na sua grande maioria das vezes, o número 1 é utilizado. Mas pode ser que sua contabilidade peça para alterar a emissão das notas para número 2, por exemplo. Outro caso são os produtores rurais onde o número de série das suas notas começam com 920. Para sefaz, uma mesma sequencia de números de notas de uma determinada série não interfere em outra série (nota fiscal 1 da série 1 é diferente de nota fiscal 1 da série 2, por exemplo).

OBS: Número de série de emissão da nota não é a mesma coisa do número da nota fiscal. Cuidado para não confundir!!!


Configuração do CRT

Novamente, consulte sempre seu contador para confirmar o CRT a ser utilizado.

Para configurar o CRT atual pelo sistema, acesse o menu lateral, vá na opção "Dados Cadastrais", depois em "Cadastro do Emitente", ou clique aqui.

Acesso aos dados cadastrais

Acesso aos dados cadastrais

Na tela que aparece, procure o campo "CRT" e selecione a opção correta. Para finalizar a configuração, volte na parte superior da tela e clique no botão "Salvar".

Aba "Empresa" dos dados do emitente

Aba "Empresa" dos dados do emitente

Configurando o CRT

Configurando o CRT

O CRT (Código de Regime Tributário), entre outras coisas, configura a lista de códigos para ICMS disponíveis ao inserir um produto na nota. Por exemplo: os códigos de ICMS disponíveis para empresa selecionada como "1 - Simples Nacional" (101, 102, 300, 500, 900, etc) são diferentes dos códigos de ICMS disponíveis para empresa selecionada como "3 - Regime normal" (00, 10, 30, 40, 51, etc). Cada um destes códigos pode disponibilizar mais ou menos campos para configuração de impostos (base de cálculo, alíquotas, valores, etc). Por isso, consulte seu contador para confirmar o CRT atual e códigos utilizados de ICMS para seus produtos.

No sistema emissor existe 3 opções de CRT disponíveis:

  1. - Simples Nacional;
  2. - Simples Nacional - excesso de sublimite da receita bruta;
  3. - Regime Normal.

Outras dúvidas sobre a configuração de número de série e CRT no sistema emissor, entre em contato com nosso suporte através do chat online do sistema.




NFE