O emissor NFe oGestor agora conta com uma grande ferramenta para ajudar no seu dia-a-dia. É a opção de gerar boletos bancários para você enviar aos seus clientes das suas vendas.

Com isso, caso sua nota fiscal emitida em nosso sistema esteja configurada para cobrança por "Boleto", você pode emitir este boleto diretamente no emissor NFe e enviar para seu cliente. Não precisa mais gerar o boleto em outro sistema. Ficou muito mais fácil e rápido o seu trabalho para gerar estes boletos.


Para isso, é necessário uma configuração inicial em seu emissor, dividida em duas etapas:

  1. Basicamente, a primeira etapa trata-se do cadastro da sua conta bancária que é responsável por seus boletos.
  2. A segunda etapa é o processo que chamamos de "homologação dos boletos" feito juntamente com o gerente da sua conta.

Após feito estas duas etapas, o sistema estará pronto para gerar seus boletos. Veja abaixo como proceder em cada etapa:

Cadastro da conta bancária

Como já informado acima, é necessário fazer um cadastro da sua conta bancária responsável pelos boletos emitidos. Para isso, dentro do seu sistema emissor NFe, acesse o menu lateral em "Financeiro" e depois a opção "Contas Bancárias"

Acessando cadastro de contas

Acessando cadastro de contas

Irá abrir a lista de contas bancárias cadastradas. No exemplo da imagem abaixo a lista já possui algumas contas. Para começar a cadastrar uma nova conta, clique no botão superior "Novo".

Lista de contas bancárias cadastradas

Lista de contas bancárias cadastradas

Agora é visualizado os campos necessários para o cadastro da sua conta bancária. Procure ter todas as informações sobre os campos abaixo. Dúvidas, fale com seu gerente da conta.

Iniciando o cadastro de uma nova conta

Iniciando o cadastro de uma nova conta

O primeiro campo é para escolher o banco da sua conta. Clique neste campo e você verá uma lista de bancos registrados. Escolha o seu banco e clique em cima do nome para selecionar.

Selecionando um banco

Selecionando um banco

Agora é necessário preencher os demais campos abaixo com as informações do titular, agencia e conta. O número do campo "Código do cliente" poderá ser fornecido por seu gerente da conta.

Dados do titular, agencia, conta e código do cliente

Dados do titular, agencia, conta e código do cliente

Os campos abaixo podem ter o preenchimento necessário ou não para a emissão do boleto. Isso pode variar muito de um banco para o outro ou mesmo de um tipo de conta para outra. Sendo assim, consulte seu gerente da conta para abrir o processo de homologação e obter as informações de preenchimento dos campos abaixo.

Configurações extras para emissão dos boletos

Configurações extras para emissão dos boletos

Após o preenchimento dos campos acima, por enquanto, deixe o campo "Homologado" ainda na opção "Não homologado". Este campo será alterado posteriormente ao final do processo de configuração. Para gravar estes dados clique no botão abaixo "Inserir".

Status do cadastro da conta e botão para salvar os dados

Status do cadastro da conta e botão para salvar os dados

Homologação dos boletos no banco

Esta etapa poderá variar de banco para banco ou mesmo de um tipo de conta para outra. Basicamente será necessário entrar em contato com o gerente da sua conta e avisá-lo sobre a homologação de boletos pelo nosso sistema. Isso já pode ser feito antes de cadastrar a conta conforme demostrado acima, onde seu gerente irá fornecer as informações de preenchimento para o boleto (veja o tópico anterior).

Após avisado seu gerente, obtido com ele as informações dos boletos para o cadastro da conta, será solicitado emitir um ou mais boletos em homologação (teste). Seu gerente deixará o processo de homologação aberto e você pode emitir os boletos no sistema para verificar se tudo deu certo. Trata-se de emitir o boleto (com um valor mínimo), gerar e enviar o arquivo remessa para o banco. Após isso, confirmar o pagamento deste boleto e aguardar o OK do gerente com arquivo retorno. Por fim, processar o arquivo retorno no sistema e ver os resultados. Lembrando novamente, este procedimento pode ser um pouco diferente de banco para banco.

Veja aqui como fazer a emissão dos boletos, gerar o arquivo remessa e processar o arquivo retorno.

Após estes testes estiverem corretos, ou seja, o boleto gerado corretamente, arquivo remessa gerado e enviado corretamente para o banco, pagamento do boleto feito com sucesso e depois autorizado pelo seu gerente da conta com o arquivo retorno, o procedimento de homologação é encerrado e a emissão dos boletos passa a ser normal. Após isso, basta voltar no cadastro da sua conta no sistema e mudar o campo para opção "Homologado". A conta cadastrada passa estar disponível para uso normal na emissão de boletos.

Novamente, clique aqui e veja como fazer a emissão dos boletos, gerar o arquivo remessa e processar o arquivo retorno. O procedimento é o mesmo para emitir os boletos em homologação ou com o processo já homologado.

Outras dúvidas sobre a configuração do sistema para emissão de boletos, entre em contato com nosso suporte técnico. Dúvidas sobre o processo de homologação e informações para preencher os boletos, entre em contato com seu gerente da conta.

NFE