O procedimento para a emissão de boletos no seu emissor NFe oGestor é muito simples. Após configurado e homologado os boletos no banco (veja aqui como configurar o sistema) a emissão está pronta para uso.

O procedimento completo possui 3 etapas, muito simples:

  1. Emissão do novo boleto
  2. Gerar o arquivo remessa
  3. Processar o arquivo retorno

Emissão do novo boleto

Para emitir um novo boleto, acesse o menu lateral e vá em FINANCEIRO, depois na opção NOVO BOLETO.

Emitindo um novo boleto

Emitindo um novo boleto

Também é possível emitir um novo boleto a partir da lista de boletos. Para isso, acesse o menu FINANCEIRO e depois a opção BOLETOS BANCÁRIOS.

Lista de boletos emitidos

Lista de boletos emitidos

Assim que aparecer a lista de boleto, vá no botão superior esquerdo "Novo".

Novo boleto através da lista

Novo boleto através da lista

Qualquer das opções acima irá abrir a seguinte tela abaixo. Esta tela é usada para colocar as informações básicas do seu boleto.

Tela para informações de emissão do boleto

Tela para informações de emissão do boleto

O primeiro campo é para a escolha da conta bancária cadastrada (veja aqui como cadastrar a conta no sistema). Clique em cima da conta desejada. Lembrando que o boleto será emitido com os dados e instruções desta conta escolhida.

Escolha de conta cadastrada para emissão

Escolha de conta cadastrada para emissão

Nos campos ao lado, informe o número do documento fiscal (por exemplo, o número da sua nota fiscal de venda já emitida no sistema). No último campo da direita poderá ser informado um número de pedido interno da sua empresa ou do cliente, opcionalmente.

Números de identificação

Números de identificação

Logo abaixo vem os campos para preenchimento dos dados do seu cliente que será cobrado no boleto ("Sacado"). O preenchimento destes campos é igual ao feito para preencher na NFe pelo sistema. Pode buscar clientes já salvos no sistema (botão "Buscar"), consultar o CNPJ na receita federal (botão "Buscar na Receita") ou mesmo preencher os campos manualmente, um por um.

Escolhendo o cliente para cobrança do boleto

Escolhendo o cliente para cobrança do boleto

Por fim, os últimos campos são: "Situação" (ao gerar o boleto fica como Aberto mas pode ser atualizado com o arquivo retorno automaticamente), "Vencimento" para a data de vencimento do boleto e o campo "Valor" que será cobrado no boleto. Procure saber com seu gerente se sua conta possui alguma restrição ou limites referente ao vencimento e valor dos boletos.

Para gravar o boleto, clique no botão abaixo "Inserir".

Vencimento e valor do boleto

Vencimento e valor do boleto

Após isso será visualizado a lista de boletos emitidos, com os principais dados de cada um e seu respectivo status.

Lista geral dos boletos emitidos

Lista geral dos boletos emitidos

Nesta lista, existe algumas colunas especiais. Uma delas é a coluna de Ações. Cada boleto emitido, dependendo do seu status atual, tem um conjunto de ícones de ação específica para ele.

O ícone de um quadrado pequeno e vazio é para seleção do boleto. O ícone de um "lápis" é para voltar dentro dos dados do boleto, para edição. O ícone de uma "impressora" é para visualizar o boleto já no formato conhecido e em PDF, para posterior impressão ou salva-lo no seu computador.

Ícones de Ações para os boletos

Ícones de Ações para os boletos

Outra coluna importante é a última coluna da direita desta lista, onde aparece o status do seu boleto emitido. Alguns valores que poderão aparecer são:

  • Aberto - logo quando é gravado o boleto e aguardando o pagamento
  • Liquidado - assim que é processado o arquivo retorno do banco, informando que este boleto foi pago normalmente.
  • Cancelado - assim que é processado o arquivo retorno do banco, informando que este boleto foi cancelado e seu pagamento não foi efetuado. Dúvidas, entre em contato com seu gerente da conta.
Status dos boletos

Status dos boletos

Com isso, a primeira parte que é a emissão do boleto está concluída.

Gerar o arquivo remessa

Para que o banco tenha, em seu sistema, as informações atualizadas dos seus boletos emitidos por aqui é necessário que nosso sistema emissor crie um arquivo especial chamado "Arquivo Remessa" ou simplesmente "Remessa". Este arquivo é um simples arquivo de texto com as informações dos boletos emitidos em nosso sistema, no padrão homologado pelo banco. Este arquivo precisa ser carregado no sistema da sua conta online do seu banco, ou Internet Banking.

Para gerar o arquivo remessa, é muito simples. Na lista geral de boletos emitidos, selecione o boleto ou boletos que deseja para este arquivo. Veja imagem abaixo. Não precisa gerar este arquivo logo que o boleto foi emitido, você pode aguardar o final do dia e selecionar todos os boletos do dia, juntos.

Selecionando os boletos para o arquivo

Selecionando os boletos para o arquivo

Após selecionar os boletos, vá na parte superior desta tela e clique no botão "Gerar Remessa".

Gerando o arquivo remessa

Gerando o arquivo remessa

Vai aparecer no seu navegador que foi gerado um arquivo do tipo texto com o nome "Remessa". É este arquivo que precisa ser enviado ao sistema do seu banco. Em ambientes "Windows", costuma ficar salvo na pasta de "Downloads".

Arquivo remessa gerado

Arquivo remessa gerado

Após localizar este arquivo no seu computador, envie ele para seu sistema de Internet Banking. A forma para enviar este arquivo para este sistema pode variar muito de banco para banco. Consulte seu gerente da conta para maiores orientações.

No sistema do banco, após receber este arquivo remessa, costuma aparecer algum aviso se deu certo o recebimento ou caso alguma coisa deu errado. Dúvidas sobre estes alertas, consulte seu gerente. Caso os avisos sejam que deu certo, as informações dos boletos emitidos em nosso sistema já estão com o sistema do seu banco. Com isso os clientes podem fazer o pagamento do boleto normalmente.

Processar o arquivo retorno

Para que você consiga atualizar o status dos boletos em nosso emissor, é preciso que seu banco envie as informações lá do sistema deles. Estas informações ficam gravadas em um arquivo gerado no seu sistema Internet Banking, costumeiramente chamado de "Arquivo Retorno" ou apenas "Retorno". Consulte seu gerente para lhe orientar como gerar o arquivo retorno no internet banking.

Após gerar este arquivo (costuma ser também um arquivo texto) salve-o no seu computador.

Vá no seu emissor, novamente na lista de boletos emitidos, e clique no botão superior "Processar Retorno".

Processar arquivo retorno

Processar arquivo retorno

Será visualizado uma tela para a escolha da sua conta cadastrada (a mesma do banco que gerou o arquivo retorno) e um botão para selecionar o arquivo retorno que você acabou de salvar do seu internet banking. Após isso, clique no botão abaixo "Processar".

Selecionando conta e arquivo

Selecionando conta e arquivo

Após a confirmação do procedimento, volte a lista de boletos emitidos. Seguindo as informações do banco no arquivo, o sistema irá atualizar o status do boleto, bem como seu recebimento, no caso dos boletos pagos. Veja abaixo um exemplo de um boleto onde, ao processar o arquivo retorno, o banco informou que ele foi pago (Liquidado) e apareceu a data do seu recebimento.

Lista atualizada pelo arquivo retorno

Lista atualizada pelo arquivo retorno

Como sugestão, você pode gerar os arquivos retorno no internet banking e carrega-los no sistema emissor uma vez por dia. Mas isso é só uma sugestão, você poderá fazer isso mais ou menos vezes, dependendo do seu fluxo de trabalho e quantidade de boletos emitidos.

Novamente avisando, o procedimento para enviar o arquivo remessa ao seu sistema internet banking poderá ser diferente dependendo do banco, o mesmo também é considerado para gerar o arquivo retorno.

Outras dúvidas sobre o sistema de boletos no emissor, entre em contato com nosso suporte técnico.

NFE