Primeiras configurações no emissor

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 9 meses

Assim que é feito seu cadastro no emissor, uma tela especial é visualizada na primeira vez que acessa o sistema. São configurações iniciais básicas para começar a utilizar seu emissor oGestor, mesmo em homologação (teste).

Os campos que precisam ser ajustados ou conferidos são os seguintes:

  • Inscrição Estadual: este número é solicitado logo quando é feito o cadastro para o sistema. Sem este número não é possível emitir notas fiscal. Confira se o número digitado está correto para evitar problemas posteriores. Campo obrigatório.
  • Inscrição Municipal: este número é opcional;
  • Logotipo da Empresa: Aqui é possível selecionar um arquivo do tipo jpg para sair na impressão de PDF do Danfe da nota fiscal. Este logo é opcional.
  • Estado IBGE: configuração de UF conforme cadastro no IBGE. Basta confirmar o estado de cadastro. Informação obrigatória.
  • Cidade IBGE: configuração de cidade conforme cadastro no IBGE. Basta confirmar a cidade de cadastro. Informação obrigatória.
  • Série Emissão: Série para sequencia numérica de notas. Por padrão o sistema vem com o número 1 mas pode ser ajustado conforme solicitado por sua contabilidade. Para clientes do tipo produtor rural deverá ser cadastrado uma série com número 920 ou maior. Informação obrigatória. A série não tem nada a ver com o número da nota, são informações diferentes mas que estão relacionadas entre si na sefaz.
Tela de configurações iniciais

Tela de configurações iniciais

  • CRT - informe se o código de regime tributário (CRT) será uma das 3 opções abaixo. Os códigos de ICMS de Simples Nacional (nos produtos da nota fiscal) são diferentes dos códigos de ICMS do Regime Normal. Consulte sua contabilidade. Informação obrigatória.
Configuração de CRT

Configuração de CRT

  • Tipo do Certificado - informe entre as opções A1 (arquivo salvo no computador) ou A3 (cartão ou token). Para A1 será solicitado carregar o arquivo do certificado e informar a senha no campo que irá aparecer no sistema. Para A3 será necessário ter instalado nosso assinador Macrosigner no computador onde estará conectado o A3. Este campo pode ser configurado depois mas alguns testes poderão não funcionar corretamente caso não informe uma opção.
Configuração de certificado digital

Configuração de certificado digital

  • Última nota emitida - Informação sobre a numeração de documento fiscal para que o sistema emissor continue a sequencia numérica. Caso o cadastro nunca emitiu nota ou pelo menos não com a série escolhida, use a primeira opção (as notas vão começar do número 1). Caso já tenha com este cadastro outras notas emitidas em outros sistemas, use a segunda opção e importe o xml da ultima nota emitida. Caso já emitiu outras notas em outros sistemas mas não tem o xml da última nota então poderá apenas informar este ultimo número (o sistema vai gerar as próximas notas a partir do número informado).
Configuração de numeração de nota

Configuração de numeração de nota

Feito todos estes ajustes, clique no botão superior "Salvar" para gravar estas configurações.