Os dados cadastrais do emitente podem ser ajustados diretamente no sistema emissor. O único dado que não permite alteração é o CNPJ de cadastro. Veja abaixo como fazer ajustes nos dados cadastrais.

Dentro do seu emissor, acesse o menu lateral DADOS CADASTRAIS-->CADASTRO DO EMITENTE. Será visualizado uma tela a direita com a aba EMPRESA.

A primeira parte são dos dados da empresa. Estes dados serão utilizados para a emissão da nota fiscal. O único campo que não é possível editar é de CNPJ (caso esteja incorreto, entre em contato com o suporte técnico).

O campo de logotipo da empresa poderá ser configurado com uma imagem em .jpg pequena, aproximadamente 150 x 150px e será usada na impressão da Danfe.

Dados cadastrais da empresa

Dados cadastrais da empresa

Ao lado é encontrado os campos para endereço do emitente. Todos estes campos podem ser editados, caso seja necessário.

Recomendamos que não seja alterado o campo de "Fuso horário" sem antes falar com o suporte técnico. Isso poderá desconfigurar a transmissão de notas para sefaz.

Dados de endereço do emitente

Dados de endereço do emitente

Mais abaixo há o conjunto de informações fiscais do emitente. Os campos de Estado e Cidade IBGE precisam estar configurados conforme o endereço do emitente.

Campos SUFRAMA e CNAE são opcionais.

Informações IBGE, Suframa e Cnae

Informações IBGE, Suframa e Cnae

O campo Ambiente Fiscal define se seu sistema emite as notas para ter validade fiscal normal (Produção) ou apenas notas para teste, sem valor fiscal (homologação). Na sua tela de "Listar notas" serão visualizados apenas as notas emitidas no ambiente fiscal configurado. Não é possível visualizar as notas de ambiente fiscal "Produção" e "Homologação" juntas.

O campo de Série Emissão ajusta o número de série das notas emitidas. Este número de série costuma ser um tipo de "agrupador" de uma sequencia de números de notas, todas pertencentes a mesma série. Por padrão, o sistema começa a emissão com a série 1 (mais comum) mas emitentes produtores rurais poderão precisar mudar para série 920. Dúvidas sobre qual série utilizar, consulte sua contabilidade.

O campo de CRT ajusta o regime tributário do emitente entre Simples Nacional ou Regime Normal. Se este campo não for configurado com a mesma opção do emitente que está na sefaz do estado, poderá gerar uma rejeição ao transmitir a nota. Esta opção afeta também formas de configuração de impostos, com ICMS, alterando as opções disponíveis para cada regime tributário. Dúvidas, consulte sua contabilidade ou faça uma pesquisa no site sintegra do seu estado.

Ambiente fiscal, série e regime tributário

Ambiente fiscal, série e regime tributário

O campo de E-mail Contador pode ser utilizado para enviar uma cópia da nota transmitida, independente se o destinatário tiver um e-mail na nota. Com isso, por exemplo, sua contabilidade irá receber uma cópia da nota sempre que for emitida.

O campo CNPJ Contador serve pra informar um cnpj autorizado ao acesso dos dados da nota fiscal. Apenas alguns estados, como exemplo Bahia, solicitam esta informação. Verifique com seu contador se você precisa informar este CNPJ ou não.

E-mail e CNPJ do contador

E-mail e CNPJ do contador

Cada nota, ao ser preenchida, tem uma ultima aba que são para informações adicionais para a nota. Estas informações são impressas no rodapé do Danfe. O preenchimento destes campos é opcional. Caso precise que todas as suas notas emitidas saiam sempre com a mesma informações adicional, poderá deixar o texto já preenchido nos campos abaixo. Um exemplo: "Empresa optante pelo simples nacional, não permite aproveitamento...".

Informações adicionais padrão para rodapé da nota

Informações adicionais padrão para rodapé da nota

Manifestação do Destinatário Automática só funciona com emitentes que usam o certificado digital A1. Se marcado com "sim" faz com que o sistema verifique se há notas de fornecedores emitidas para sua empresa. Caso encontre, o sistema irá deixar estas notas com o status "Ciência da Operação", vai baixar o xml e deixar no menu lateral NOTAS RECEBIDAS-->LISTAR NOTAS e você poderá confirmar a operação ou não para cada uma delas, usando o menu MANIFESTAÇÃO DESTINATÁRIO. Mais informações, veja aqui.

O campo de Nota Retroativa marcado com "sim" irá habilitar um campo extra na primeira aba da nota fiscal, enquanto estiver preenchendo, para que seja ajustado a data e hora de emissão da nota. Com isso é possível informar uma data de emissão anterior ao momento do preenchimento da nota. Se este campo estiver com "não" (padrão) o sistema sempre irá considerar a data e hora de emissão no momento que transmite a nota para sefaz.

Manifestação automática e data de emissão retroativa

Manifestação automática e data de emissão retroativa

Cada alteração feita nos campos desta tela precisam ser salvos, usando o botão "Salvar" na parte superior desta tela.

Outras dúvidas sobre estas configurações acima, entre em contato com nosso suporte técnico.