No emissor MDFe existe uma área específica para configurar o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte) quando for necessário. Trata-se de um código numérico obtido na ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) que visa regulamentar o pagamento de valores de fretes cobrados em operações de transporte rodoviário. Este código CIOT é obrigatório quando houver transporte rodoviário de cargas envolvendo cobrança de fretes por parte de empresas especializadas neste transporte.
A informação dos códigos de CIOT podem ser inseridas no MDFe. Para isso, ao criar um novo MDFe, vá para a aba "Inf. Carga".
Nesta aba, vá até a parte inferior da tela e encontre a área de informações para o CIOT. Clique no botão "+ Adicionar".
Será disponibilizado os campos para informar o código CIOT e CPF/CNPJ do responsável pela geração do código. Se precisar incluir mais códigos CIOT clique novamente no botão para adicionar. Se precisar excluir algum código CIOT, clique no botão da coluna "Excluir".
Caso tenha dúvidas sobre a geração do código, entre em contato com a ANTT ou acesse o site aqui. Dúvidas sobre a obrigatoriedade de informar o CIOT no MDFe, fale com sua contabilidade. Para MDFe de carga própria com veículo próprio, o CIOT é opcional.