Problemas mais comuns ao utilizar o Macrosigner

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 1 ano

Ao utilizar certificado A3 (cartão ou token) é preciso que seja executado corretamente o programa assinador Macrosigner. Alguns problemas na sua utilização podem ser vistos nos tópicos abaixo:

  • Problema: Não executar o Macrosigner – Uma coisa comum de acontecer é a sua NF-e ou NFC-e, depois de salva e validada, não aparecer para transmissão pelo fato do Macrosigner não estar em execução no computador. Verifique se o Macrosigner está em execução. Pode ser que ele esteja minimizado na bandeja do sistema do Windows.
Macrosigner minimizado no Windows

Macrosigner minimizado no Windows


  • Problema: Macrosigner em execução mais de 1 vez – Erros de assinatura e transmissão das notas podem ocorrer se o Macrosigner estiver sendo executado 2 ou mais vezes simultaneamente no computador. É preciso fazer uma verificação na bandeja do sistema, na barra de tarefas do Windows, para ver se não há dois ou mais Macrosigner aparecendo (logotipo "M" com fundo azul). Também verificar no gerenciador de processos do Windows se há mais de um processo aparecendo para o Macrosigner. Por segurança, feche todos os processos do Macrosigner, e executar novamente. Validar novamente a nota a ser transmitida.


  • Problema: "Consultar em..." configurado como "Desativado" – As notas para serem transmitidas podem não aparecer na lista do botão lateral “Transmitir para sefaz” devido ao fato do Macrosigner estar com o campo “Consultar em” configurado para “Desativado”. Sempre deixar configurado com “15 segundos” para que as notas apareçam para transmissão de forma automática. Se, após selecionar "15 segundos" e salvar a configuração, aparecer alguma mensagem de erro de assinatura, apenas feche a mensagem, feche o Macrosigner e abra-o novamente.
Campo configurado para "15 segundos"

Campo configurado para "15 segundos"


  • Problema: Dados da empresa e/ou certificado informados incorretamente no Macrosigner Certifique-se que os dados da empresa e do certificado a ser utilizado, como senha e tipo de certificado, estejam corretos no Macrosigner. Cuidado com senhas incorretas, podem acabar bloqueando definitivamente o certificado. Configure corretamente o tipo A3 entre as opções Smartcard (cartão), Token (pen-drive) ou pode ter também a opção Oberthur (cartão também).


  • Problema: Certificado não conectado ou não instalado no computador – Pode acontecer do Macrosigner não reconhecer, nos campos abaixo do assinador, as informações do certificado e sua validade. A primeira coisa a ser feita seria verificar se o certificado está conectado corretamente no computador, seja por cartão e leitora, seja por token (pendrive). Na dúvida, retire o certificado do computador por alguns segundos e reconecte ele em seguida. Outra possibilidade é verificar se o certificado está instalado no computador, com o seu devido aplicativo. Caso tenha dúvidas procure orientação do fornecedor do seu certificado digital.

Outras dúvidas sobre o Macrosigner, favor entrar em contato com nosso suporte através do e-mail suporte@ogestor.com.br ou através do chat online no próprio sistema.


QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?