Para emitir uma nota fiscal de serviços no seu sistema para gestão é muito simples.
Depois de registrado sua venda e finalizado como pedido, vá até o menu FISCAL e acesse uma das opções, conforme imagem abaixo.
- A opção "Notas de Serviço GINFES (Total Venda)" é para emitir a NFSe com o valor total da sua venda, registrado lá nos pedidos. Esta é a opção mais comum para emitir a NFSe de um simples serviço feito para seu cliente.
- A opção "Notas de Serviço GINFES (Por Parcela)" é para emitir NFSe com o valor específico de uma das parcelas da sua venda. Esta é a opção recomendada quando você tem algum tipo de serviço ou contratação com seu cliente, feito no valor total anual, por exemplo, e precisa emitir NFSe só de apenas um mês, como se fosse a NFSe da fatura mensal para seu cliente. Neste caso, seu pedido de venda está com o valor total anual mas os pagamentos estão em (por exemplo) 12x. Nesta opção, poderá emitir a NFSe no valor de apenas cada pagamento ou mensalidade, ou seja, uma nota por parcela.
NFSe com opção "Total Venda"
Ao clicar na primeira opção ("Total Venda"), será visualizado um filtro para selecionar os pedidos de vendas que precisa emitir a NFSe.
No primeiro campo "conta corrente" será usado para escolher qual sua conta cadastrada para os pagamentos do pedido de vendas.
Depois abaixo, aparece o campo "pedido" para informar um número específico de pedido de vendas, caso deseje apenas um único pedido. O campo "nfse" apenas funciona caso já foi emitido uma nota de serviço e você precise encontra-la no sistema.
Poderá ser feito uma busca por cadastro de cliente, no campo indicado.
Existe mais dois filtros de datas, um pelo vencimento do pagamento do serviço (pedido) e outro pela data de emissão do pedido. Após informar o que precisa, clique no botão azul "Pesquisa".
Na tela que aparece será listado os pedidos de vendas, com base no filtro anterior, para gerar as notas de serviço.
Para gerar a nota, selecione cada pedido que precisa, do lado esquerdo, e depois clique no botão azul acima "Gerar NFS-e". Aguarde aparecer a confirmação na tela que foi gerado com sucesso as notas.
Depois disso, ainda com os pedidos selecionados, clique no botão azul acima "Transmitir NFS-e" e aguarde também a confirmação do procedimento.
Após isso, estando tudo certo, suas notas estarão emitidas, com os arquivos de xml e PDF para impressão disponíveis nesta mesma lista, do lado direito.
NFSe com a opção "Por Parcela"
O procedimento para emissão de NFSe com está opção é bem semelhante ao procedimento acima. O que muda basicamente é a opção de filtro, conforme abaixo, e agora os pedidos de venda para emitir as notas não terão o valor total, mas sim irão aparecer um pedido para cada parcela do pagamento.
Uma alteração no filtro é o campo "lcto financeiro" onde você informa se deseja emitir nota das parcelas ainda não pagas (Abertos) ou das parcelas que já foram pagas/liquidadas (Baixados). Esta informação tem como referencia os lançamentos em contas a receber, gerados para cada parcela da venda.
Após clicar no botão "Pesquisa" irá aparecer a lista de pedidos para as notas, mas agora separados pelo valor de cada parcela. Por exemplo, se sua venda para um cliente foi um serviço com pagamento em 12x, caso apenas selecione no filtro o número deste pedido de venda, irá parecer na lista 12 registros da mesma venda para emitir a NFSe, cada um com o valor da parcela e seu vencimento.
Com isso, basta selecionar o que precisa emitir nota, clicar no botão "Gerar NFS-e" e depois "Transmitir NFS-e".
Outras dúvidas sobre como emitir as notas de serviço, entre em contato com nosso suporte técnico.