Para emissão de NFC-e, alem dos dados cadastrais e configurações normais, é preciso configurar uma numeração de CSC (código de segurança do contribuinte).

Este código é necessário para que a sefaz de cada estado libere o cadastro do sistema para emissão de NFC-e. Isso pode ser solicitado diretamente na sefaz de cada estado. Dúvidas, consulte seu contador.

Sem os códigos de CSC não tem como emitir NFC-e.

O CSC é um código alfanumérico responsável por gerar o QR-Code que será impresso nos NFC-e. Existe a possibilidade de gerar um CSC para ambiente de homologação e um outro CSC para ambiente de produção. Ambos os códigos vem acompanhados de um número de ID.

Cada estado pode solicitar alguns testes com o CSC (homologação) antes de liberar a emissão com validade fiscal (produção). Entre em contato com sua contabilidade afim de conhecer melhor as exigências de cada estado referente a liberação de NFC-e.


Uma vez que já tinha obtido os códigos CSC, acesse o Emissor NFC-e OGestor. Vá até o menu lateral em "Dados Cadastrais" e depois na opção "Cadastro do Emitente".

Acessando o cadastro do emitente

Acessando o cadastro do emitente

Na aba "Empresa" vá até o final da tela abaixo e encontre os campos de "Código de Segurança do Contribuinte (CSC - NFCe)". Tem duas partes para informar, o CSC de homologação e o CSC de produção. Cada ambiente possui um código CSC diferente do outro.

Cada ambiente tem um campo para informar o código principal e logo abaixo o código ID que acompanha-o. Qualquer preenchimento errado vai gerar erros ao emitir seu NFC-e.

Campos para preencher os códigos CSC

Campos para preencher os códigos CSC

Após configurar os códigos CSC, clique no botão da parte superior da tela, "Salvar".

Salvando as configurações

Salvando as configurações



Lembre-se. Verifique com a sefaz e/ou a contabilidade da empresa sobre como liberar a emissão de NFC-e pelo sistema. Novamente reforçando: tem estados que solicitam algumas emissões de NFC-e em ambiente de homologação antes de passar para emissão em ambiente de produção. Alguns estados solicitam uma quantidade mínima de emissão em homologação, em alguns casos, até com cancelamento de NFC-e, para depois liberar em produção.


QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?