Para emissão de NFC-e, alem dos dados cadastrais e configurações normais, é preciso configurar uma numeração de CSC (código de segurança do contribuinte).
Este código é necessário para que a sefaz de cada estado libere o cadastro do sistema para emissão de NFC-e. Isso pode ser solicitado diretamente na sefaz de cada estado. Dúvidas, consulte seu contador.
Sem os códigos de CSC não tem como emitir NFC-e.
O CSC é um código alfanumérico responsável por gerar o QR-Code que será impresso nos NFC-e. Existe a possibilidade de gerar um CSC para ambiente de homologação e um outro CSC para ambiente de produção. Ambos os códigos vem acompanhados de um número de ID.
Cada estado pode solicitar alguns testes com o CSC (homologação) antes de liberar a emissão com validade fiscal (produção). Entre em contato com sua contabilidade afim de conhecer melhor as exigências de cada estado referente a liberação de NFC-e.
Uma vez que já tinha obtido os códigos CSC, acesse o Emissor NFC-e OGestor. Vá até o menu lateral em "Dados Cadastrais" e depois na opção "Cadastro do Emitente".
Na aba "Empresa" vá até o final da tela abaixo e encontre os campos de "Código de Segurança do Contribuinte (CSC - NFCe)". Tem duas partes para informar, o CSC de homologação e o CSC de produção. Cada ambiente possui um código CSC diferente do outro.
Cada ambiente tem um campo para informar o código principal e logo abaixo o código ID que acompanha-o. Qualquer preenchimento errado vai gerar erros ao emitir seu NFC-e.
Após configurar os códigos CSC, clique no botão da parte superior da tela, "Salvar".
Lembre-se. Verifique com a sefaz e/ou a contabilidade da empresa sobre como liberar a emissão de NFC-e pelo sistema. Novamente reforçando: tem estados que solicitam algumas emissões de NFC-e em ambiente de homologação antes de passar para emissão em ambiente de produção. Alguns estados solicitam uma quantidade mínima de emissão em homologação, em alguns casos, até com cancelamento de NFC-e, para depois liberar em produção.
QUEREMOS SUA OPINIÃO!!! Avalie este conteúdo nos campos abaixo. Se desejar, deixe seu comentário e nos ajude a melhorar ainda mais nossos conteúdos sobre os sistemas OGestor. Vamos lá?