Configurações para uso de PDV

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 9 meses

Para conseguir utilizar o sistema de PDV, é necessário algumas configurações no sistema ERP. Basicamente, o PDV é uma forma mais simplificada de montar os pedidos de venda, principalmente para emissão de cupom. Por isso, todas as configurações e cadastros utilizados no PDV são efetuados no sistema ERP. Até mesmo os preços no PDV não podem ser alterados, ou seja, já vem do cadastro dos produtos no ERP.

Para habilitar o uso de recebimento de vendas pelo PDV, verifique no menu CADASTROS-->MÓDULOS se possui o módulo da imagem abaixo.

Módulo necessário para controle de caixa

Módulo necessário para controle de caixa

Outras configurações importantes precisam ser ajustadas no cadastro geral da empresa no sistema. Para isso acesse o menu CADASTROS-->EMPRESA. Nesta tela que aparece, acesse o box "Customizações Cliente". Caso for apenas gerar pedidos no PDV para emitir NFe posteriormente, não precisa configurar nada neste campo. Mas, se for emitir cupom pelo PDV, poderá deixar este campo com um cliente padrão como "Consumidor".

Configuração de cliente padrão

Configuração de cliente padrão

Seguindo mais abaixo, no box de "Customizações Financeiro", configure o tipo de faturamento para registrar o recebimento das vendas do PDV. Para uso do PDV com emissão de cupom (SAT ou NFCe) use a opção "Usar pdv desktop" (para integração com impressão). Para uso do PDV apenas para criar uma venda e depois gerar NFe, use a opção "Usar tela de caixa web". Não utilize a opção "Faturar direto no financeiro" para uso com PDV.

Configuração do recebimento

Configuração do recebimento

É preciso habilitar, no box mais abaixo "Customizações Caixa" para liberar o uso de opções de caixa, principalmente para emissão de cupons.

Ativação de controle de caixa

Ativação de controle de caixa

Agora, é preciso fazer alguns ajustes no cadastro do funcionário que terá acesso ao PDV. Para isso, acesso o menu CADASTROS-->FUNCIONÁRIO-->TODOS OS FUNCIONÁRIO. Encontre o cadastro de funcionário na lista e clique no botão esquerdo para editar o cadastro do funcionário. Nas abas em azul que aparece, vá em "Customizações". Várias opções são vinculadas a este funcionário.

Configurações de funcionário

Configurações de funcionário

No campo "perfil pdv" escolha um dos tipos de perfil para este funcionário:

  • Vendedor - irá apenas criar o pedido no PDV e poderá emitir a impressão de cupom, mas não faz o recebimento financeiro do pedido. Este é um caso onde poderia ser feito o pedido de vendas no PDV e finalizado no ERP para, por exemplo, gerar NFe.
  • Caixa - pode criar o pedido e registrar o recebimento financeiro direto no PDV. Caso mais comum quando o vendedor gera o pedido, registra o recebimento e conclui liberando a emissão de cupom (SAT ou NFCe). Caso fique habilitado com esta opção, ao concluir o pedido no PDV irá aparecer opções para recebimento em dinheiro, cartão, boleto, etc.
Perfil PDV

Perfil PDV

No campo "impressão fiscal" informe o tipo de impressão no caso de cupom fiscal.

  • SAT - tipo utilizado quando há emissão de cupom junto com o aparelho de S@T instalado pelo cliente.
  • ECF - tipo mais antigo de emissão de cupom, utilizando impressora fiscal.
  • NFCe - Nota Fiscal Consumidor, cupom emitido e transmitido diretamente pelo sistema, já obtendo a autorização da sefaz na hora (semelhante a emissão de NFe).
Tipo de impressão

Tipo de impressão

Vá no campo "conta Caixa" e configure uma conta bancária para o registro de recebimento no caso de pagamentos em dinheiro. Estas contas já deverão estar previamente cadastradas no ERP.

Conta de recebimento

Conta de recebimento

Com estas configurações já é possível começar a utilizar seu PDV para registro das vendas.

Outras dúvidas sobre configurações para uso do PDV, fale com nosso suporte técnico.