Cadastrando parâmetros no CRM

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 3 meses

O sistema CRM oGestor trabalha com vários parâmetros importantes, ou seja, informações que servem para organizar e classificar seus Negócios. Veja abaixo a lista de parâmetros:

  • Usuários - opção de cadastrar mais de um usuário de acesso ao sistema com a possibilidade de lhe atribuir um ou mais Negócios específicos;
  • Origens - são de onde vieram as informações que compõem o Negócio salvo no sistema. Ou seja, se as informações foram de um Site, e-mail, ligação telefônica, whatsapp, redes sociais, etc. Por exemplo: o preenchimento de um formulário no seu site pode ser considerado como origem "Site";
  • Status - são as opções cadastradas de status que informam em que nível de atendimento está seu Negócio. Os status podem ser de sucesso (negócio concluído), perda (negócio perdido ou lead ruim) ou nenhum dos dois (status inciais ou intermediários);
  • Mídias - aqui são cadastrados os tipos de mídias utilizados para que o cliente chegasse até você e fique salvo como Negócio no sistema. Por exemplo, TV, rádio, panfletos, outdoor, propaganda no Facebook, Instagram, Google ADs, entre outros. Estes cadastros de mídias são utilizados quando você cadastra uma campanha no CRM.
  • Tipos de atividades - nesta parte você poderá cadastrar atividades que poderão ser relacionadas e agendadas ao seu Negócio. Exemplos: contato telefônico, envio de e-mail ou proposta, contato por whatsapp, reunião, apresentação remota, etc.

Usuários

Acesse o menu superior PARÂMETROS-->USUÁRIOS. Será visualizado a lista de usuários cadastrados. Por padrão a lista começa com o usuário principal de acesso ao CRM. Você pode editar os dados do usuário usando o botão azul a direita EDITAR.

Para incluir um novo usuário, clique no botão verde + NOVO.

Lista de usuários cadastrados

Lista de usuários cadastrados

Será visualizado uma tela para preenchimento de dados básicos do novo usuário, conforme imagem abaixo. No campo de E-mail de Acesso procure utilizar um e-mail real e válido, que o usuário realmente tenha acesso. Isso poderá ser útil caso o usuário esqueça a senha e a solicitação de troca será enviada no e-mail cadastrado. Mantenha o status do usuário como ATIVO.

Vista geral do cadastro de novo usuário

Vista geral do cadastro de novo usuário

No campo TIPO DE ACESSO defina uma das opções disponíveis para este novo usuário.

  • Perfil ADMINISTRADOR - Tem acesso total ao sistema CRM incluindo cadastros de parâmetros e exclusão de usuários.
  • Perfil SUPERVISOR - Tem acesso a todos os Negócios, independente do usuário responsável.
  • Perfil ATENDIMENTO - Tem acesso apenas aos Negócios cadastrados que são de sua própria responsabilidade.
Tipos de acesso disponíveis

Tipos de acesso disponíveis

Depois de salvo o novo usuário, no campo ORGANIZAÇÕES DE ACESSO, poderá ser escolhido uma ou mais organizações que este usuário terá acesso, ou seja, seja responsável por seu atendimento. Configure este campo caso o usuário seja do tipo Perfil Atendimento.

Organizações pela qual é responsável (após usuário estar salvo)

Organizações pela qual é responsável (após usuário estar salvo)

Após isso, clique no botão verde acima SALVAR. Já poderá fazer acesso ao CRM com este usuário cadastrado. Se precisar editar algo para este usuário, faça isso utilizando um usuário de acesso com Perfil Administrador.

Origens

Acesse o menu superior PARÂMETROS-->ORIGENS. Será visualizado a lista de origens cadastradas. Por padrão a lista começa vazia. Para incluir uma nova origem, clique no botão verde + NOVO.

Depois de salvo, você pode editar os dados de origens cadastradas usando o botão azul a direita EDITAR.

Lista de origens cadastradas

Lista de origens cadastradas

Ao clicar no botão + NOVO será visualizado uma simples tela de cadastro. Informe um nome para a origem (site, rede social, telefone, e-mail, reunião, etc) e deixe o status como ATIVO. Após isso, clique no botão verde SALVAR.

Cadastro de nova origem

Cadastro de nova origem

Status

Acesse o menu superior PARÂMETROS-->STATUS. Será visualizado a lista de status cadastrados. Por padrão a lista começa vazia. Para incluir um novo status, clique no botão verde + NOVO.

Depois de salvo, você pode editar os dados de status cadastrados usando o botão azul a direita EDITAR.

Lista de status cadastrados

Lista de status cadastrados

Ao clicar no botão + NOVO será visualizado a tela de novo cadastro. No título do status procure utilizar algo breve e direto, como "Novo Negócio", "Em negociação", "Ligar depois", "Fechado com sucesso", "Perdido por preço", etc. Procure adaptar estes títulos ao seu dia a dia de atendimento dos seus novos clientes. Este campo é de texto e poderá digitar como preferir.

Status de sucesso, no caso de SIM, indica que é um status final para o Negócio e que foi fechado com sucesso, ou seja, a Organização do seu Negócio acaba de virar um novo cliente. Status de perdido, no caso SIM, indica que é um status final para o Negócio e que foi perdido, seja por preço, atendimento, qualidade, prazo de entrega ou qualquer outro motivo pertinente. Um status como "lead ruim" poderá ter o Status de perdido como SIM caso seja um Negócio cadastrado errado, por engano ou mesmo um spam de e-mail.

Para status inicial (ex, um novo Negócio) e status intermediários (ex, em negociação, enviado proposta, aguardando aprovação, etc) deixe os campos de status de sucesso e status de perdido como NÃO. Ou seja, isso indica que seu Negócio ainda não foi finalizado com sucesso e também não foi finalizado como perdido, você ainda está atendendo este Negócio.

O campo Ordem do Status indica, na visualização por Kanban, em ordem numérica, qual status aparece primeiro, no sentido da esquerda para direita. Cada status deverá possuir uma única ordem. Por exemplo: status como "1" ou "2" aparecerão mais a direita no kanban do que status "5" e "6". Status "3" e "4" estarão mais ao centro do kanban. Deixe os status com números menores, ou seja, mais a esquerda do kanban, para Negócios no inicio ou nos primeiros estágios de atendimento. Deixe os status com números maiores, ou seja, mais a direita do kaban, para Negócios finalizados como sucesso ou perda, encerrando o clico no CRM.

Finalize o cadastro clicando no botão verde SALVAR.

Cadastro de novo status

Cadastro de novo status

Mídias

Acesse o menu superior PARÂMETROS-->MÍDIAS. Será visualizado a lista de mídias cadastradas. Por padrão a lista começa vazia. Para incluir uma nova mídia, clique no botão verde + NOVO.

Após salvo, você pode editar os dados de mídia cadastradas usando o botão azul a direita EDITAR.

Lista de Mídias

Lista de Mídias

Ao clicar no botão + NOVO será visualizado a tela de novo cadastro. Apenas coloque o título da mídia (ex, TV, rádio, panfleto, outdoor, internet, redes sociais, evento, etc). Marque o status da mídia como ATIVO. Clique no botão verde SALVAR para finalizar o cadastro.

Cadastro de Mídia

Cadastro de Mídia

Tipos de Atividade

Acesse o menu superior PARÂMETROS-->TIPOS DE ATIVIDADES. Será visualizado a lista de atividades cadastradas. Por padrão a lista começa vazia. Para incluir um novo tipo de atividade, clique no botão verde + NOVO.

Após salvo, você pode editar os dados de atividades cadastradas usando o botão azul a direita EDITAR.

Lista de tipos de atividades

Lista de tipos de atividades

Ao clicar no botão + NOVO será visualizado a tela de novo cadastro. Informe a atividade. Por exemplo, "ligação telefônica", "envio de proposta", "contato por vídeo chamada", "reunião", etc. Estas atividades poderão ser agendadas dentro do seu Negócio e serão utilizadas toda vez que alterar o status dentro do kanban.

Cadastro de novo tipo de atividade

Cadastro de novo tipo de atividade

Para outras dúvidas sobre cada parâmetro acima, entre em contato com nosso suporte técnico.