Impostos e valores que alteram ou não no valor total da NFe

  • Por: Ricardo Garutti
  • há 4 meses

Para muitas pessoas, principalmente quem não é da área fiscal/tributaria, podem surgir dúvidas de como são compostos os valores que aparecem em sua nota fiscal, no que se refere a impostos. É comum recebermos dúvidas de clientes que precisam de um determinado valor final na sua nota fiscal mas não conseguem fazer isso no sistema emissor.

Este tópico abaixo não consiste em um tutorial detalhado de como preencher suas notas fiscais (isso está fora deste tópico, para mais informações veja aqui), mas pode lhe ajudar a lhe mostrar como funciona o preenchimento de valores, despesas e impostos na nota fiscal, bem como o que é somado ou não no total da nota. Se precisar de informações fiscais mais detalhadas, consulte sua contabilidade.

Valor dos produtos

Desde que os campos de valor unitário, comercial e tributável, estejam preenchidos iguais, normalmente o valor total do produto (quantidade X valor unitário) será o valor base para aparecer no total da sua nota fiscal. Na grande maioria das vezes, em notas comuns de vendas, funciona desta forma. Ou seja, mesmo que sua nota não destaque nenhum imposto, o valor do produto vai aparecer somado no valor final da nota. Existe uma opção no sistema para que o valor do produto não seja somado ao total da nota, alterando o campo indicado abaixo (consulte sua contabilidade antes de alterar este campo).

Habilitando ou não a soma do produto no total da NFe

Habilitando ou não a soma do produto no total da NFe

Por padrão, o campo acima sempre vem configurado como "Sim", então, o valor do item será somado ao total da nota.

Valores unitário e quantidade formando o total do produto

Valores unitário e quantidade formando o total do produto

Outros valores

Existe alguns campos que podem alterar o valor do produto, afetando também o valor no total da nota fiscal. Cada um destes campos possuem um campo totalizador na impressão do Danfe da nota fiscal.

  • Valor desconto: utilizado para reduzir o valor do produto no total da nota fiscal;
  • Valor total do frete: utilizado para incluir o valor específico para frete/transporte. Este valor é somado ao total da nota fiscal;
  • Valor Seguro: utilizado para incluir algum valor de seguro para o produto. Este valor é somado ao total da nota fiscal;
  • Outras despesas: também utilizado para incluir algum valor extra ao produto. Este valor também é somado ao total da nota fiscal;
Outros valores que alteram o total da nota fiscal

Outros valores que alteram o total da nota fiscal

Observação: Dependendo dos códigos e percentual de imposto utilizado, é possível que estes outros valores acima sejam tributados, junto com o valor do produto. Por isso, antes de preenche-los, consulte sua contabilidade.

Impostos

Esta parte a seguir pode ou não alterar o valor total da sua nota fiscal, dependendo do código de imposto utilizado (CST/CSOSN), valores de base de calculo e percentual utilizado. A escolha dos códigos e preenchimento é de total responsabilidade do emitente (bem como todos os campos da nota fiscal). Por isso, na dúvida, consulte sua contabilidade.

ICMS

Em notas de vendas normal, é comum o ICMS, destacado ou não na nota fiscal, não afetar a soma do total da NFe. Costuma ser um tipo de imposto com recolhimento através de outros documentos. Alguns produtos podem precisar de preenchimento para ICMS recolhido por substituição tributária (ST) que poderá ou não afetar no total da nota, dependendo do preenchimento. ICMS possui alguns campos totalizadores de base de calculo e valor na impressão do Danfe da nota fiscal.

Exemplo de preenchimento de ICMS

Exemplo de preenchimento de ICMS

ICMS no Danfe da nota

ICMS no Danfe da nota

IPI

Normalmente, quando preenchido, o IPI costuma a ser somado ao valor total da nota. Na impressão do Danfe, possui um campo total exclusivo. O IPI poderá afetar no valor de outros impostos, como ICMS, dependendo como preenchido.

Exemplo de preenchimento de IPI

Exemplo de preenchimento de IPI

IPI no Danfe da nota

IPI no Danfe da nota

PIS e COFINS

Normalmente em notas de venda, PIS e COFINS não costumam a ser somados no total da nota fiscal. Também possuem campos totalizadores exclusivos na impressão da Danfe.

Exemplo de preenchimento de PIS e COFINS

Exemplo de preenchimento de PIS e COFINS

PIS e COFINS no Danfe da nota

PIS e COFINS no Danfe da nota

Outros tipos de notas, como exemplo, exportação ou importação, poderão ter outros campos de valores e impostos a serem preenchidos que poderão ou não afetar a soma total da nota fiscal. Cada caso deverá ser verificado junto a sua contabilidade.

Para outras dúvidas sobre a soma ou não no total final da nota fiscal, entre em contato com nosso suporte técnico.